O mundo do Trabalho e das Organizações está em constante mudança, sendo esta cada vez mais insurgente.
Em 2023, as novas tendências de RH centram-se no “Efeito Z” e no fulfillment, marcados pela nova força de trabalho que a Geração Z está a criar.
A Geração Z é formada por pessoas nascidas entre os anos 90 e o ano de 2010, sendo caracterizada como a melhor preparada no que toca a recursos e informação disponível. Em contrapartida, é uma geração muito jovem e que não tem muita experiência profissional e maturidade para conseguirem fazer o correto equilíbrio dos seus direitos e deveres.
Trata-se de uma Geração digital pautada pela necessidade de mudanças imediatas às quais as Organizações e a própria Sociedade ainda se estão a tentar adaptar.
O efeito provocado pela Geração Z torna os profissionais mais exigentes com as Organizações em que laboram no âmbito da sustentabilidade, da ética, da transparência e da flexibilidade de horários que lhes permitam ter um melhor equilíbrio com a vida pessoal.
O “Efeito Z” trás consigo novas tendências, nomeadamente:
- A cultura de transparência, que aumenta o sentimento de pertença nas Organizações;
- O fulfillment, vai para além do engagement, que provoca uma conexão entre os Colaboradores e a sua Organização, ao fazê-los sentir que o seu trabalho tem um sentido e um objetivo importante para o correto funcionamento da mesma;
- O onbording começa a ter uma importância acrescida porque, quando bem pensado e aplicado, permite criar uma boa relação, experiência e integração dos Colaboradores na cultura da Organização.
Boas práticas para aplicar na sua Organização:
- Ter uma cultura de transparência;
- Adotar políticas de trabalho flexível que permitam aos Colaboradores estabelecer um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
- Estruturar um processo de onboarding dinâmico e memorável;
- Dar significado ao trabalho dos Colaboradores.
A mudança está a acontecer rapidamente e cabe às Organizações adaptarem-se da melhor forma possível a ela.
Por Andreia Almeida